Como planejar a Comunicação Interna de uma organização?

 

O sistema de comunicação entre a organização e seu público interno pressupõe obrigatoriamente um sistema de mão dupla, estruturado, dinâmico e proativo, capaz de disseminar o fluxo de informações que a organização tem interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber.

 

Esse relacionamento os funcionários e seus familiares, permite que a Comunicação Interna realize a primeira de suas funções estratégicas: a difusão da Visão, Missão e Valores Corporativos. Além disso harmoniza interesses, integra equipes e valoriza o conhecimento e a produção, fruto da razão de ser da organização.

 

Para que a Comunicação Interna seja encarada como estratégica, é necessário o envolvimento de todos os níveis da empresa, principalmente a diretoria. A partir daí, deve ser feito um estudo sobre os desafios do planejamento estratégico que para definir as diretrizes do Plano de Ação da Comunicação. Esse levantamento apontará as necessidades específicas de departamentos e funções, mas, sobretudo, servirá a uma necessidade maior: o fomento de toda a organização, pois, muitas vezes – por estarem excessivamente auto- centradas – as áreas não conseguem ter a percepção do todo.

 

A Comunicação Interna trabalha na identificação das necessidades – tanto da empresa para com seu público interno quanto do seu público interno para com a empresa –, verificando o que é esperado da empresa em termos de comunicação. Essa resposta deve ser obtida por um diagnóstico, baseado em pesquisas e no estudo das relações comunicacionais. É importante ouvir colaboradores de todos os níveis antes de elaborar, implantar, desenvolver e manter um projeto de Comunicação Interna.

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Para estabelecer um processo de Comunicação Interna, deve-se elaborar um Planejamento que respeite as seguintes etapas:

Atender às metas do Planejamento Estratégico da Organização, bus- cando identificar de que maneira a Comunicação Interna pode cola- borar com o alcance dos resultados desejados

Realizar um diagnóstico (por meio de desk research, ou pesquisa com os públicos internos)

Estabelecer os objetivos da Comunicação Interna

Estabelecer os atributos da Comunicação Interna que correspondam aos atributos da marca

Criar o Plano de Ação da Comunicação, estabelecendo processos e atividades

Estruturar os canais: veículos, eventos e ações Gerir os conteúdos comunicáveis

Mensurar resultados a partir de um sistema de indicadores com base no que é relevante para o sucesso do negócio

 – Por Caroline Domingues

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