As vantagens da Mídia Indoor

MIDIA INDOOR 2

O metrô, o ônibus, as padarias, farmácias, academias, os elevadores e os supermercados, todos estes espaços fechados que frequentamos em nosso dia-a-dia muitas vezes tem algo em comum: eles estão tomados pela mídia indoor. Esse tipo de mídia vem alcançando um grande espaço nas cidades por proporcionar um contato direto entre a marca e o consumidor, além de funcionar perfeitamente em locais onde a lei Cidade Limpa é aplicada, por exemplo, com a propaganda sendo restringida em outdoors no município, regulando, inclusive, o tamanho de letreiros e placas de estabelecimentos comerciais. Por meio das ações da mídia indoor, o público alvo é atingido de maneira natural e direta; elas são disseminadas geralmente por aparelhos eletrônicos e monitores de plasma chamativos que oferecem velocidade, atratividade e dinamismo.

Traduzido para o português, à palavra Indoor significa “do lado de dentro da porta” e esta mídia geralmente é feita em locais fechados. Estamos diante de um novo conceito de atrair olhares e de comunicar, pois quando inserimos uma marca ou uma ideia em um local com grande circulação de pessoas o impacto visual é atingido e a mensagem tende a ser transmitida. O conteúdo a ser apresentado nesse formato não precisa necessariamente se restringir em publicidade, ele pode ser também institucional, difundindo notícias, dicas, recados importantes e informações em geral para todos os funcionários de uma empresa ou para determinado núcleo do espaço organizacional. Além disso, este novo estilo de mídia também se adapta ao discurso sustentável, por se tratar de um meio em que na maioria das vezes não utiliza papeis e plásticos para comunicar.

Várias ações podem ser elaboradas a partir do meio em que a mídia indoor está inserida. As grandes empresas têm sido locais eficientes por se tratarem de espaços com um público bem definido, onde há uma maior liberdade para a execução de ações e ferramentas que podem vir a ser meios que integram e tragam benefícios para as equipes. Além de funcionar como uma estratégia, as exibições também podem servir como entretenimento e canal de conhecimento sobre assuntos do interesse geral. Com a mídia indoor as possibilidades de se comunicar com os funcionários e as pessoas de maneira em geral desafiam e intrigam os gestores, publicitários e os responsáveis pela área de comunicação, já que são várias as possibilidades de utilizar-se deste meio. Cabe aos responsáveis investir conscientemente e planejarem ações de mídia indoor que agreguem valores e mudanças positivas em suas organizações.

– Por Bárbara Tomiatti Giancola

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