#Intranet

Nos dias atuais, tornou-se relevante para grandes empresas que os funcionários de diversas áreas tenham conhecimento sobre os demais departamentos da organização e notícias relevantes para o negócio. Na década de 90, criou-se então a Intranet que diferentemente da Internet tem acesso disponibilizado somente para o público interno de uma organização. A ferramenta tem como principais objetivos o alinhamento de informações e minimização de custos de comunicação interna. O uso se dá geralmente por meio de servidores locais, já que tecnicamente trata-se de uma série de sites interligados disponibilizados somente na rede da Empresa com acesso mediante usuário e senha.

A Intranet então é uma ferramenta que deve responder a certas necessidades da organização como, por exemplo, sistema de comunicação com o departamento de tecnologia, contato direto com o RH, preenchimento de timesheet, anúncio de vagas, pesquisa de projetos, demandas financeiras, entre outras necessidades detectadas. A ferramenta facilita a disponibilização de informações imediatas, mas o conteúdo, em sua maioria, cresce de forma desequilibrada e um arquiteto de informação deve ser responsável por intermediar demandas maiores de algumas áreas.

Os benefícios com o uso da Intranet são muitos, uma vez que a empresa consegue controlar mais facilmente seu negócio e gerir com mais eficácia seus funcionários. Além de diminuir custos e aumentar lucros, possui-se menos burocracia, maior produtividade e flexibilidade.

– Mariana Guedes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s